O expressionismo surgiu na
Alemanha, em 1910, com uma forte herança do século XIX. Esta vanguarda teve
como fundamento a expressão das manifestações do mundo interior, bem como do
subjetivismo do artista, para o exterior, isto é, a obra de arte reflete o
sentimento e sensações do artista no momento da criação. Tendo como referência
a Primeira Guerra Mundial, o movimento assumiu um caráter crítico em relação à
guerra, delatando as péssimas condições de vida da população e os temores da
época.
O movimento expressionista
nasceu em prol da oposição ao Impressionismo
–tendência da qual provinham. Enquanto o Impressionismo é um movimento
que ocorre do exterior para o interior, onde o objeto se transmite no sujeito,
o expressionismo ocorre do interior para o exterior, isto é, o sujeito sozinho
transmite o objeto, a realidade propriamente dita. Podemos comprovar a tal
oposição nas palavras do crítico de arte Giulio Argan: “o expressionismo se põe
como antítese do impressionismo, mas o pressupõe: ambos são movimentos
realistas, que exigem a dedicação total do artista à questão da realidade,
mesmo que o primeiro a resolva no plano do conhecimento e o segundo no plano da
ação. (ARGAN, 1993, p.227).
Os artistas denominados
expressionistas representavam nas telas imagens criadas em virtude do nosso
mundo interior, sem haver a cautela de criar o feio ou o belo. Em Movimentos da vanguarda europeia, a
autora Lúcia Helena aborta esse fato: “ao contrário de outras vanguardas,
que refletem otimistamente sobre a tendência e o progresso, como, por exemplo,
os futuristas, os expressionistas são mais afetados pelo sofrimento humano do
que pelo triunfo.”
Entre os artistas que aderiram aos traços e
pré-requisitos do expressionismo temos, na pintura, Edvard Munch, Vicent Van
Gogh, Marc Chagall e Chaim Soutine; na literatura,
Ugust Stramm, Kasimir Edschmid, Herman Hesse e Thomas Mann e, na arquitetura, sobretudo, Erich
Mendelsohn
Dos pintores expressionistas, destacaram-se
Edvard Munch (1863-1944), e Vincent van Gogh (1853-1890), que compunham suas
obras com cores quentes e violentas, bem como com linhas grossas que ajudavam a
aumentar a intensidade das obras. Adentrando os trabalhos da vanguarda, o
quadro O Grito (1893), de Munch, é considerado o precursor das
obras caracterizadas como expressionistas, e retrata a expressão e o sentimento
do artista ao criar a obra:
“Caminhava com dois amigos pelo passeio, o sol se punha, o céu se tornou repentinamente vermelho, eu me detive; cansado, apoiei-me na grade – sobre a cidade o braço de mar azul-escuro via apenas sangue e línguas de fogo –, meus amigos continuaram a andar e eu permanecia preso no mesmo lugar, tremendo de medo – e sentia que uma gritaria infinita penetrava toda a natureza”. (MUNCH, Edvard. Diário pessoal do artista. Disponível em: <http://www.escoladeeducacaoinfantil.com.br/o-grit/>. Acesso em: 08 de abril de 2014)
O painel Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973),
pintor que também fez parte do movimento Cubista, finaliza os trabalhos da arte
expressionista, retratando o bombardeio da cidade que dá nome à obra durante a
Guerra Civil Espanhola, de uma forma angustiante, evidenciando o sentimento do
artista ao produzir tal arte.
Posteriormente, no Brasil, a
vanguarda expressionista foi a base para a implantação do movimento Modernista
em nosso País, com uma exposição, em 1913, do russo Lasar Segall (1891-1957) e
outra, em 1917, sobre pintura moderna, de Anita Malfatti. Por aqui, com o
advento do modernismo, surgiram nomes de destaque, como Candido Portinari,
Nelson Rodrigues, Osvaldo Goeldi e os dois antes mencionados Segall e Anita.
O expressionismo, portanto, é
um movimento da vanguarda europeia que instaura a arte de expor a forma física
e espiritual do artista em sua obra, de forma subjetiva e peculiar, com traços
fortes, tons quentes e pinceladas disformes, capazes de originar o sentimento exato
no receptor.
Para finalizarmos, um trecho
de Hermann Bahn, sintetizando o conteúdo:
“O homem grita das profundezas da sua alma, a
época toda se torna um grito isolado, perfurante. A arte também grita, dentro
da profunda escuridão, grita por socorro, grita pelo espírito. Isso é
expressionismo.”(BAHN, 1990)
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